Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Escala do Mês de Fevereiro


Boa noite caros colegas, aqui está a Escala para o mês de Fevereiro, que tem de ser cumprida. Apesar de estarmos poucos Acólitos nas Eucaristias, podemos realizar um bom trabalho, só precisamos de ser Humildes no trabalho que realizamos e se algo correr mal que saibamos reconheçer que falhamos, porque somos todos Humanos e cometemos erros. 

Desejo de um Bom mês de Fevereiro para todos os Acólitos e suas Famílias.

 

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

São Teotónio


Boa noite caros colegas e visitantes, apesar do frio que se faz sentir um pouco por todo o Mundo, venho aquecer a nossa página com a apresentação de um Santo Português que para uns o nome pode não significar nada, mas para outros pode ter um significado muito especial. O seu nome é São Teotónio, nasceu em Ganfei (Valença) no ano de 1082, e foi considerado um religioso Português do Século XII. 
Estudou Teologia e Filosofia em Viseu e Coimbra. Tornou-se prior na Sé em Viseu por volta do ano de 1112. Num dia foi em peregrinação até Jerusalém e quando regressou  fizeram-lhe o convite para fazer parte do Bispado em Viseu mas S.Teotónio recusou esse convite.Foi um dos aliados do Infante Afonso Henriques (que mais tarde ficou conhecido por D.Afonso Henriques, 1º rei de Portugal) numa batalha que o nosso rei de Português travou contra a própria mãe Teresa de Leão, e diz a lenda que mais o rei Português excomungou o S.Teotónio. Mas o que é certo é que S.Teotónio tornou-se mais tarde conselheiro de D.Afonso Henriques. Depois fez de novo uma nova peregrinação à Terra Santa e regressou mais tarde ao seu País, ficando em Coimbra onde foi um dos co-fundadores, juntamente com 11 religiosos do Mosteiro de Santa Cruz e aí tornou-se prior. Este Mosteiro foi uma das mais importantes casas monásticas durante a Primeira Dinastia.Em 1152, revela-nos que renunciou ao priorado de Santa Cruz e mais tarde o Papa Alexandre IV convidou a ser Bispo em Coimbra mas mais uma vez ele recusou. Em 1162, após uma vida virada para a religião, falece no dia 18 Fevereiro. Nos dias de hoje é uma data celebrada no calendário da Igreja Católica. Foi sepultado numa capela de uma igreja monástica que ajudou a fundar e segundo dizem as fontes que este Santo está mesmo ao lado do Primeiro rei de Portugal.Um ano mais tarde foi canonizado pelo Papa tornando-se assim o Primeiro Santo Poruguês, sendo hoje Santo Padroeiro da Cidade de Viseu (incluindo a Diocese) e também da sua Terra Natal Valença. E por fim dá o seu nome a um colégio situado em Coimbra, chamado Colégio de São Teotónio. 

Nesta biografia, podemos dizer que "Quem corre por gosto, nunca se cansa " isto é durante a nossa vida, o caminho que percorremos vai ter muitas falhas e por vezes vamos cair, mas é com essas quedas que vamos aprender a sermos mais fortes e a continuarmos a seguir o nosso caminho mesmo quando a vitória para nós pareçe dificil de alcançar. 


Desde já agradeço o tempo que disponibilizaram a ler a biografia sobre este Santo que é um orgulho tal como muitos outros para o nosso Portugal.

Continuação de Boas Aulas e de um Bom Trabalho 

 ©  Miguel Ângelo Santos 




 

 

São Teotónio

sábado, 2 de janeiro de 2010

Escala de Janeiro 2010


Boa tarde colegas, aqui está a escala do mês de Janeiro que tem de ser cumprida pelos Acólitos que estão escalados para as missas. Apesar de termos poucos Acólitos nestas eucaristias, podemos realizar um bom trabalho de equipa, ajudando também aqueles que ainda estão aprender, porque ninguém nada ensinado. O saber não se compra, adquire-se ao longo da nossa vida.  


Um Bom Ano 2010 para todos e que neste ano possamos colocar em prática esta frase " Hoje  somos poucos mas no futuro seremos muitos "