Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Espaço de " Um grande Ser Humano "


Em primeiro lugar vou deixar aqui uma saudação e agradecimento a todos aqueles que visitam  esta página dos Acólitos Nª Srª da Areosa, e se juntam, cada vez mais, ao nosso grupo, quer escutando a nossa emissora online, quer deixando a sua mensagem de apreço e carinho para connosco. A todos os que ajudaram-nos, Muito Obrigado !!


  Nesta publicação vou lançar um novo espaço nesta página de Acólitos, porque nem só de serviços no altar vive um Acólito. Por isso decidi “homenagear” uma Senhora que fez grandes feitos durante a sua vida.
Seu nome é Rita Lopes de Almeida, também conhecida por Rita Amada de Jesus, nascida a 5 de Março de 1848 e partiu a 6 de Janeiro de 1913 em Ribafeita, terra onde havia nascido, na Diocese de Viseu.
Desde criança, a menina Rita Almeida mostrou carinho e devoção por Jesus Sacramentado, por  Nª Srª, por S.Joao e também pelo Papa, que segundo as investigações indica que seria o Papa Pio IX, que atravessou um período muito complicado durante o seu pontífice.
Esta pequena menina decidiu não ficar apenas pela devoção que tinha pelos seus Santos, e quis ir mais além, apesar da Maçonaria em Portugal, estar constantemente a mandar encerrar  todas as casas de Religiosas, proíbindo a admição de noviças.
Apesar destes contratempos, esta menina tornou-se adulta que tinha como dom de Deus, a vocação missionária para arrancar os jovens da indeferença, dos perigos morais e torna-los cidadãos estáveis e equilibrados.
Durante uma parte da sua vida, decidiu andar pelas aldeias ensinando a rezar o terço, ajudando as pessoas a ter uma vontade sincera em seguir Nª Srª. Ao longo desta caminhada encontrou muitas pessoas com menor exemplo de vida, e mesmo assim não desistiu tentando sempre leva-las ao caminho do bem.
Após esta etapa na sua vida, a Dª Rita Almeida juntou à oração, mais um complemento, ou seja a Penitência. Ao chegar a Viseu decidiu contactar as Irmãs Benedetinas do Convento de Jesus, conseguindo, segundo as nossas fontes, alguns “instrumentos de mortificação”.
Desde muito cedo, soube que Jesus a tinha chamado para a vida consagrada,  apesar das leis e regras vigentes não permitirem a admição de noviças.
Contudo não baixou os braços e continuou a missão que lhe foi destinada, e pelo qual nunca desistiu, que era salvar as almas, tornando-se assim missionária e apóstola.
Os seus pais também tiveram um papel importante, visto que a dada altura, chegaram a acolher muitas mulheres que tinham como desejo converter-se, mudando as atitudes que tiveram, que levaram às destruições das suas Famílias.
Por fim conseguiu aos 29 anos de idade entrar num convento, de Religiosas, que era a única congregação permitida em Portugal, e foi aceite por apenas se dedicar à assistencia dos pobres.
Com o passar do tempo foi aprendendo a lidar com as exigências estatais e religiosas.
Até aos 32 anos de idade, esta Heroína esteve a preparar-se para as dificuldades que  iriam aparecer no seu caminho, até que conseguiu fundar a 24 de Setembro de 1880, na paróquia da sua terra natal, um colégio e simultâneamente um Instituto das Irmãs de Jesus Maria José, seguindo o lema da Sagrada Família de Nazaré.
Como lutadora que era decidiu alargar a sua “linha de limite” espalhando as suas obras pela freguesia de Viseu, Lamego e Guarda, mas as autoridades concelhias não descansaram enquanto não angariavam motivos para lhe encerrar as portas da sua Obra.
Com a implantação da República, as perseguições contra a Igreja regressaram ferozmente, apoderando-se dos bens pertencentes às suas Obras e abolindo novamente todas as Ordens Religiosas.
Apesar destas perseguições, a Irmã Rita, conseguiu refugiar-se na sua terra natal, e aos poucos obteve contacto com várias Irmãs que se encontravam dispersas, conseguindo reagrupa-las numa humilde casa e pôde salvar o seu Instituto, e depois disso envia-las para o Brasil.
No dia em que esta Irmã Rita faleceu, a Cerimónia fúnebre foi antes uma acção de graças por esta Grande Irmã que ajudou aqueles que precisavam, sem nunca pedir nada em troca. A Obra que esta reliogiosa fez pelos outros, é algo que deixa uma pessoa fascinada, porque há poucas pessoas com este dom de ajudar livremente todos aqueles que mais precisam, sem nunca temer pelas perseguições que lhe eram feitas.

Penso que neste texto podemos tirar uma frase, entre muitas aqui salientadas, que é “ Nunca desistam dos vossos Sonhos, porque o Sonho comanda uma vida.”

Uma Boa Semana para todos 


Miguel Santos