Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

" O Caminho do Peregrino "

Boa tarde Caros visitantes do nosso portal, como estão ?

Em primeiro lugar quero agradecer pela visita que nos fazem em cada dia, deixando muitas vezes as vossas palavras de amizade e carinho perante o nosso Grupo de Acólitos e Paróquia. A todos o nosso muito Obrigado.


Apresento-vos agora o resumo ao Evangelho, escutado ontem no Domingo XXVI do Tempo Comum .


"(...) - “Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe : “Filho, vai trabalhar para a vinha!”. Mas ele respondeu-lhe : “Não quero”. Depois, porém, arrependeu-se e foi”. (...)


Esta frase nos tempos de hoje fazem muito, pois deparomo-nos perante situações, que por vezes inexplicavelmente, dizemos "não", quando a resposta poderia ser "sim". Contudo Deus sabe que é através destes erros, que nos aperfeiçoaremos para mais tarde não voltar a errar.
Como prova disso, temos o exemplo de um dos filhos que negou trabalhar para a vinha com o pai, pois na sua opinião não estaria correcto ajuda-lo.

Quantas vezes deparamos com pessoas que não expõem a sua Fé aos olhos de todos, e que optam por demonstra-la discretamente ? como por exemplo disso, realizam acções fantásticas de amizade e carinho em favor do próximo, tal como Cristo nos pediu.

No entanto, não devemos ficar a pensar no que erramos, devemos encarar o erro sem medo e com isso tirar-se algo de construtivo para a nossa Vida. Ao errarmos, estamos a demonstrar que todos somos Filhos de Deus, que isso é uma Prova de que Ele quer o nosso bem e a nossa Felicidade, mas para isso temos de ser humildes de escuta-lo quando Ele conversa connosco.


Votos de uma Boa Semana para todos.

Que a Graça de Deus vos ajude sempre.

Buscai-o com pureza, pois Ele virá ao vosso encontro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

" O Caminho do Peregrino "

Boa tarde, caros visitantes deste nosso portal,

agora que entramos na época do regresso ao trabalho e para os estudantes o também regresso às aulas, não queremos que se sinta desanimado, pois o objectivo deste espaço é promover uma melhor imagem melhor transmitida pela Fé.
Para isso adicionamos, a leitura escutada neste Domingo, Dia do Senhor, para que deste modo possamos meditar melhor sobre a verdadeira essência de Deus.


" (...) Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
- O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação. Ele combinou com eles o salário de costume, isto é, uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar na sua plantação. Às nove horas, saiu outra vez, foi até a praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo."
- E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores. Eram quase cinco horas da tarde quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: "Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?"
- "É porque ninguém nos contratou!" - responderam eles.
- Então ele disse: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação."
- No fim do dia, ele disse ao administrador: "Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros."
- Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um. Então os primeiros que tinham sido contratados pensaram que iam receber mais; porém eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão, dizendo: "Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós aguentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!"
- Aí o dono disse a um deles: "Escute, amigo! Eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?"
E Jesus terminou, dizendo:
- Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos. (...) "

O tema falado neste Domingo deixa-nos a pensar sobre quando e como agir perante uma situação que nos aparece. Por vezes acreditamos que está correcto agir em primeiro lugar, e que assim o trabalho será mais bem sucedido.
Como o exemplo daqueles que não queriam trabalhar e os trabalhadores honestos, descobrimos que apenas com trabalho podemos obter a "recompensa" que desejamos, ao trazer maior tranquilidade às suas Famílias.
Com as palavras que são proferidas por Deus, em que muitas vezes receamos, podemos aprender que Ele sabe o faz e fá-lo com gosto, para nos ver felizes. Mas para isso temos de o encontrar, por vezes nos locais mais simples que possamos imaginar.


Votos de uma Boa Semana para todos.

domingo, 11 de setembro de 2011

"O Caminho do Peregrino"

Boa noite a todos os nossos visitantes, como teem passado ?

Como é habitual aos Domingos, trazendo um breve resumo do Evangelho lido neste Dia do Senhor, para que em cada leitura possamos crescer espiritualmente e enecontrar em nós a imagem do Deus Vivo.

Hoje reescrevemos neste espaço o Evangelho escutado, para que possamos compreender melhor o porquê de Jesus dizer que não devemos perdoar apenas sete vezes, mas sim setenta vezes sete.

" (...) Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:
- Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?
- Não! - respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes. Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados. Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía. Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor."
- O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora. O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: "Pague o que me deve!"
- Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo."
- Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida. Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão. Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: "Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você."
- O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida.
E Jesus terminou, dizendo:
- É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão. (...) "


Em conclusão desta leitura, podemos dizer que não há nehum limite para perdoarmos ao próximo que errou, pois quem sabe perdoar conhece a verdadeira imagem de Deus.
Desta forma, quem busca a verdade e a justiça, aprende que perdoar faz parte do ser humano que possui sentimentos e ajuda alguém a emendar o erro cometido.
Por isso, meus caros amigos, perdoem e um dia mais tarde também serão perdoados.

" Quem sabe perdoar, sabe amar. "

Votos de uma Optima semana para todos.

sábado, 3 de setembro de 2011

Chegou a Escala de 7etembro !!


Olá a todos !

Antes de mais agradeço a todos que marcaram presença hoje no encontro inaugural da nova temporada 2011/2012. Além de ter estado em óptima companhia, também deu para aprender muita coisa em somente uma hora. Muito obrigado !!

Passando agora para o tema desta publicação, "entrego" em primeira mão a Escala para o mês de Setembro, para que com o regresso às aulas não exista lugar para tristeza.


Votos de um Bom regresso às aulas, que todos os Vossos Sonhos se concretizem.
Estou ao vosso lado , Força !!