Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

domingo, 30 de junho de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Aproximemo-nos de Cristo '

 " ... O exemplo de Jesus


Mulher tocando a bainha do manto de Jesus


Concentremo-nos no segundo relato em que podemos ver um problema grave. A mulher sofre perda de sangue: uma doença que a obriga a viver num estado de impureza ritual e de discriminação. As leis religiosas judaicas obrigam-na a evitar o contacto com Jesus. Porém, é precisamente esse contacto que a poderá curar.

A cura ocorre quando aquela mulher, educada em categorias religiosas que a condenam à discriminação, consegue libertar-se da lei para confiar em Jesus. Naquele profeta, enviado por Deus, há uma força capaz de a salvar. Ela «notou que o seu corpo estava curado»; Jesus «notou a força salvadora que saiu dele».

Este episódio, aparentemente insignificante, é mais um expoente do que se recolhe de forma constante no Evangelho: a ação salvífica de Jesus está sempre empenhada em libertar a mulher da exclusão social, da opressão dos homens na família patriarcal e da dominação religiosa no seio do povo de Deus.

Seria anacrónico apresentar Jesus como um feminista dos nossos dias, comprometido com a luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens. A sua mensagem é mais radical: a superioridade dos homens e a submissão das mulheres não vêm de Deus. É por isso que entre os seus seguidores tem de desaparecer.

A relação entre homens e mulheres continua doente, inclusive dentro da Igreja. As mulheres não conseguem perceber de forma transparente «a força salvadora» que vem de Jesus. É um dos nossos grandes pecados. O caminho para a cura é claro: suprimir as leis, costumes, estruturas e práticas que geram discriminação contra as mulheres, para fazer da Igreja um espaço sem dominação masculina.  ... "




                                                                                           Autor :  José António Pagola, Grupos de Jesus "



segunda-feira, 24 de junho de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Confiemos na boa presença de Cristo em nossa vida '

 

" EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA BREVE!

A Igreja logo foi uma “Igreja perseguida”, inclusive, “por causa da justiça”
Hoje contemplamos o "barco" com os Apóstolos, símbolo da Igreja, movido pelo "mar", símbolo do "mundo". Os Apóstolos não devem temer as ameaças: Cristo —mesmo silencioso— está no barco e, por isso mesmo, nunca se afundou.

A Igreja logo foi uma "Igreja perseguida", inclusive "por causa da justiça": pelos judeus, que a perseguiam por "fidelidade à Lei"; pelo Império, pois considerava aos "cristãos" como seguidores de um criminal; pelos que perseguiram a Deus... Além disso, posto que a aspiração do homem tende sempre a emancipar-se da vontade de Deus, a fé aparecerá como algo que se contrapõe ao "mundo", e por isso haverá persecução por causa da justiça em todos os períodos da história.

—Cristo crucificado é o justo perseguido pelos que falam sobre as profecias do Antigo Testamento. Ele mesmo é a chegada do Reino de Deus: "Bem-aventurados os que padecem persecução por causa da justiça, porque seu é o Reino dos Céus".
* Louvado seja Deus!
* Para sempre 🙏! "

Fonte: "Catequista em missão"
 
Jesus Cristo no barco acalma a tempestade no mar

domingo, 16 de junho de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sejamos bons semeadores '

 




https://www.youtube.com/supported_browsers?next_url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DZ5vPdTouLjo  ( Fonte : Agência Ecclesia )