Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

domingo, 29 de dezembro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sigamos o exemplo da Sagrada Familia '

Anjos De Papel, Sagrada Família De Nazaré, Mãezinha Do Céu, Símbolos Cristãos, Imagens De Fé, Imagem Sagrada, Santissima Trindade, Religião Católica

" ... Jesus, Maria e José formam juntos o modelo perfeito de fé, amor, união e vários outros atributos que todos devemos buscar diariamente em nossas famílias. A Sagrada Família é, assim, exemplo ideal para todas as famílias cristãs, pois nela, Deus sempre esteve no centro de suas decisões e ocupou o primeiro lugar em tudo. 

Confiança em Deus

Desde a anunciação do anjo à Maria e seu sim, até a aceitação de José em ser seu esposo e pai adotivo de Jesus, a Sagrada Família manteve sua fidelidade e confiança nos planos de Deus. Mesmo sem saberem ao certo quais provações iriam enfrentar, mostraram-se dispostos a cumprir o projeto do Senhor para a salvação da humanidade através da vinda e sacrifício de Jesus. Muitas vezes, a vida em família nos apresenta desafios. Contudo, precisamos sempre manter a confiança em Deus, seguir seus caminhos e, tal qual a Sagrada Família, dizer nosso sim a cada dia.

Vida de oração

Maria e José ensinaram o Menino Jesus a rezar. Ensinaram também, as Sagradas Escrituras, que Ele citava com propriedade no templo, desde muito jovem. Eles iam juntos à sinagoga e oravam juntos. Eles conduziram Jesus, permanecendo unidos a Ele, em contacto constante com o Pai. Assim, o papel dos pais de educar na fé, é de grande importância para a formação cristã dos filhos também hoje. Ensinar as orações, rezar em família, levá-los sempre às missas são algumas atitudes que contribuem para seguirem conforme o exemplo da Sagrada Família de Nazaré.

União nas dificuldades

Deus se fez homem e quis nascer em uma família como cada um de nós. Era sim uma família sagrada, repleta de virtudes e livre do pecado. Porém, era uma família humana que, assim como todas, passou por provações e dificuldades. Casa, trabalho, enfermidades, envolvimento com a sociedade, enfim, Jesus, Maria e José enfrentaram os desafios da vida permanecendo unidos. Assim também nossas famílias precisam perseverar na luta do dia a dia, vencendo os obstáculos de mãos dadas, em ajuda mútua.

Que possamos permanecer firmes nos caminhos do Senhor, tal qual a Sagrada Família de Nazaré!

“Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Amém”.  .. "

Fonte : Lírio do vale



segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Rezemos à Virgem Imaculada '

 


" ... No Angelus da Imaculada Conceição, o Papa se detém sobre o esforço de possuir e dominar, sobre a fome de dinheiro, sobre o desejo de ter “amigos poderosos”, os “falsos modelos brilhantes” que vêm da média e da Internet: dêem lugar à docilidade na misericórdia do Pai, como a Virgem fez com o seu “sim” ao Arcanjo Gabriel. “Hoje é um bom dia para decidir fazer uma boa Confissão”, acrescenta. “O Senhor perdoa tudo”. ..."

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-12/papa-francisco-angelus-8-dezembro-2024-imaculada-conceicao.html


domingo, 17 de novembro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Cuidemos dos mais pobres '

“... O Dia Mundial dos Pobres tornou-se um compromisso na agenda de cada comunidade eclesial. É uma oportunidade pastoral que não deve ser subestimada, porque desafia cada fiel a escutar a oração dos pobres, tomando consciência da sua presença e das suas necessidades ... ”

Papa Francisco

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sigamos no amor de Cristo '

 





" ... O amor de Deus não é um amor abstracto ou sem destinatário: é um amor a ti. É um amor real que podes experimentar qualquer que seja o momento que estejas a viver. ... " Cardeal D. Tolentino Mendonça

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sigamos a Jesus Cristo e escutando a Sua voz '

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fyoutu.be%2FeZ63KA4Ml14%3Fsi%3DsRnJpE7aQk4QLsuB%26fbclid%3DIwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0B9u1r8CzSG1vnbzoUMaH6vaiqp0oje7E9zl7a9Fnd0PY-1ONhZxhxFgA_aem__BHE2Qtl_In56clg25zwgQ&h=AT2_4Hi20ugpkba9x-YPPjWFVMWdzRu7F18vLBt1J_m7ke-YldW71kLPSV7ffuM_aDb9z59aiRJQNGhs-FRKcxf5KInxSjm6rHZqvio-OjHhDyIgdUC_tAtn3PKz6-oSEyQt&__tn__=H-R&c[0]=AT335aVyx85nZonOmcmr3qTvkvlSB2nbgRZX5ha0BUXFe0Q4qNgAH4unaxkOxfwSnfGG1CRDWHrMQqaxiBDjYHjzpf5BXuJBOX9RkWk2Ngj0_Stxk9sfGlQn-WFIWFL4R8AY0P97uqZlOnJH2013aWC7gizz_MFYieiNYCuaZmiufwgHgUZe26gCRTEE5MBdNWQKir0p0J2L91Bcx5MtfSi2SMh0aDp6Ab1coebThCO_AW2oAxF4ls75sw





Boa Semana para todos *

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Caminhemos com Maria '

 " ...

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, pediu hoje aos peregrinos que participaram na peregrinação internacional aniversária que levem uma mensagem de paz para as suas famílias e para o mundo.

“Que esta peregrinação, que tem gente de todas as partes do mundo, dos cinco continentes, passe a ser uma mensagem que nos ajude a construir, a partir do nosso coração, uma paz e uma justiça para todos”, pediu José Ornelas, durante a mensagem final da peregrinação aniversaria de 13 de Outubro ao Santuário de Fátima.

Esta peregrinação foi presidida pelo arcebispo brasileiro de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, e nela participaram 181 grupos organizados de fiéis oriundos de 31 países.

José Ornelas agradeceu a presença de Leonardo Steiner, com quem está a participar, até 27 de Outubro, no Sínodo dos Bispos.

“Viemos os dois de Roma e voltamos hoje para lá para continuar o Sínodo. É a nossa Igreja, a Igreja a que nós pertencemos, que se reúne: bispos, padres, leigos e leigas, religiosos, religiosas, com Pedro”, frisou.

O bispo de Leiria-Fátima pediu aos presentes que, cada um na sua vida, continue “a missão dos apóstolos, a missão de Pedro, porque este mundo tem necessidade de mais esperança, tem necessidade de mais justiça, tem necessidade de mais paz”.

Os conflitos armados estiveram em destaque hoje, no Santuário de Fátima, com os fiéis a rezarem pelo final da guerra.

Na Oração Universal, foi deixado o desejo de que “cessem as guerras no mundo, especialmente na Síria, em Israel, na Palestina, na Ucrânia e em outros lugares de conflito”, bem como para que os “governantes do mundo inteiro (…) promovam a paz, a justiça e defendam os mais desfavorecidos e maltratados”. ... "


segunda-feira, 7 de outubro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sigamos os bons exemplos de Cristo '

 " ... A pergunta chegou a Jesus (ver Evangelho de Marcos 10, 2-16): «Pode o homem repudiar a sua mulher?» 

A resposta de Jesus desconcertou todos. Segundo Jesus, se o repúdio está na lei, é por causa da «dureza de coração» dos homens e da sua mentalidade machista, mas o projecto original de Deus não foi um casamento “patriarcal” dominado pelos homens.
Deus criou o homem e a mulher para fossem «uma só carne». Ambos são chamados a partilhar o seu amor, a sua intimidade e toda a sua vida, com igual dignidade e em total comunhão. Daí o grito de Jesus: «Não separe o homem o que Deus uniu» com a sua atitude machista.

Deus quer uma vida mais digna, segura e estável para as esposas submetidas e maltratadas pelos homens. Não se pode abençoar uma estrutura que gera superioridade masculina e submissão feminina. Depois de Jesus, nenhum cristão poderá legitimar com o Evangelho qualquer coisa que promova a discriminação, a exclusão ou a submissão das mulheres.

Na mensagem de Jesus há uma pregação dirigida exclusivamente aos homens para que renunciem à sua «dureza de coração» e promovam relações mais justas e igualitárias entre homens e mulheres.
Onde se escuta hoje esta mensagem?
A Igreja hoje chama os homens para esta conversão?
O que estamos a fazer, nós seguidores de Jesus, para rever e mudar comportamentos, hábitos, costumes e leis que vão claramente contra a vontade original de Deus ao criar o homem e a mulher? ... " 
 
Fonte : Fraternidade em Movimento
 
 

domingo, 4 de agosto de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sao Joao Maria Vianney, o Patrono dos Sacerdotes '

Nesta ultima publicação da temporada deixo uma pequena reflexão sobre a Vida e Vocação de S. João Maria Vianney, um homem simples, bondoso e que através da sua simplicidade levou Jesus Cristo ate aos coraçoes mais ' fechados '. Tal como ele, sejamos anunciadores da Palavra Divina, lembrando que é no mais simples do Ser Humano que Cristo se revela e se entrega.

" ... Conhecido como "Cura d'Ars", João Maria Vianney nasceu em 8 de maio de 1786, em Dardilly, próximo de Lyon. Seus pais eram camponeses e, desde pequeno, o encaminharam para o trabalho da lavoura, tanto que, aos 17 anos, João ainda era analfabeto falando apenas o dialecto regional.

No entanto, graças aos ensinamentos maternos, conseguiu aprender muitas orações de cor e viveu uma forte religiosidade.

Naquela época, sopravam ventos de Revolução na França. Por isso, João Maria Vianney frequentou o sacramento da confissão em casa, não na igreja, graças a um sacerdote "resistente" que não havia jurado fidelidade aos revolucionários. A mesma coisa aconteceu com a sua Primeira Comunhão, recebida num celeiro, durante uma Missa "clandestina".
Aos 17 anos, João sentiu-se chamado ao sacerdócio. Entao disse "Se eu fosse padre, queria conquistar muitas almas", disse ele. Mas, não era fácil atingir esta meta, por causa dos seus poucos conhecimentos culturais. Contudo, graças à ajuda de sacerdotes sábios, entre os quais o Padre Balley, pároco de Écully, recebeu a ordenação sacerdotal, em 13 de Agosto de 1815, com a idade de 29 anos.

Três anos após a  sua ordenação, em 1818, João foi enviado para Ars, uma pequena aldeia no sudeste da França, que tinha cerca de 230 habitantes. Ali, dedicou todas as suas energias ao cuidado pastoral dos fiéis: fundou o Instituto da "Providência" para acolher órfãos; visitava os enfermos e as famílias mais necessitadas; restaurou a pequena capela e organizando kermesses na festa do padroeiro.

Entretanto, o Santo Cura d’Ars destacou-se na sua missão de administrar o sacramento da Confissão: sempre pronto a ouvir e oferecer o perdão aos fiéis, passava até 16 horas por dia no confessionário. Diariamente, uma multidão de penitentes de todas as partes da França vinha confessar-se com ele, tanto que a pequena vila de Ars ficou conhecida como o "grande hospital das almas". 
O próprio João Maria Vianney vigiava e jejuava para ajudar os fiéis a expiarem os pecados.


Depois de ter-se dedicado totalmente a Deus e aos seus paroquianos, João Maria Vianney faleceu no dia 4 de Agosto de 1859, com 73 anos de idade. Actualmente os seus restos mortais descansam em Ars, no Santuário a ele consagrado, que recebe a visita de cerca de 450 mil peregrinos por ano.

João Maria Vianney foi beatificado em 1905, pelo Papa Pio X, e canonizado em 1925, pelo Papa Pio XI, que o proclamou, em 1929, "Patrono de todos os párocos do mundo".  ... "


Por fim deixo-vos com uma mensagem dita pelo Santo Cura d'Ars :

" Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor ".


Nota : O espaço " Caminho do Peregrino " entra em ' modo férias ' e regressa em Setembro. Boas Ferias *

domingo, 30 de junho de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Aproximemo-nos de Cristo '

 " ... O exemplo de Jesus


Mulher tocando a bainha do manto de Jesus


Concentremo-nos no segundo relato em que podemos ver um problema grave. A mulher sofre perda de sangue: uma doença que a obriga a viver num estado de impureza ritual e de discriminação. As leis religiosas judaicas obrigam-na a evitar o contacto com Jesus. Porém, é precisamente esse contacto que a poderá curar.

A cura ocorre quando aquela mulher, educada em categorias religiosas que a condenam à discriminação, consegue libertar-se da lei para confiar em Jesus. Naquele profeta, enviado por Deus, há uma força capaz de a salvar. Ela «notou que o seu corpo estava curado»; Jesus «notou a força salvadora que saiu dele».

Este episódio, aparentemente insignificante, é mais um expoente do que se recolhe de forma constante no Evangelho: a ação salvífica de Jesus está sempre empenhada em libertar a mulher da exclusão social, da opressão dos homens na família patriarcal e da dominação religiosa no seio do povo de Deus.

Seria anacrónico apresentar Jesus como um feminista dos nossos dias, comprometido com a luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens. A sua mensagem é mais radical: a superioridade dos homens e a submissão das mulheres não vêm de Deus. É por isso que entre os seus seguidores tem de desaparecer.

A relação entre homens e mulheres continua doente, inclusive dentro da Igreja. As mulheres não conseguem perceber de forma transparente «a força salvadora» que vem de Jesus. É um dos nossos grandes pecados. O caminho para a cura é claro: suprimir as leis, costumes, estruturas e práticas que geram discriminação contra as mulheres, para fazer da Igreja um espaço sem dominação masculina.  ... "




                                                                                           Autor :  José António Pagola, Grupos de Jesus "



segunda-feira, 24 de junho de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Confiemos na boa presença de Cristo em nossa vida '

 

" EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA BREVE!

A Igreja logo foi uma “Igreja perseguida”, inclusive, “por causa da justiça”
Hoje contemplamos o "barco" com os Apóstolos, símbolo da Igreja, movido pelo "mar", símbolo do "mundo". Os Apóstolos não devem temer as ameaças: Cristo —mesmo silencioso— está no barco e, por isso mesmo, nunca se afundou.

A Igreja logo foi uma "Igreja perseguida", inclusive "por causa da justiça": pelos judeus, que a perseguiam por "fidelidade à Lei"; pelo Império, pois considerava aos "cristãos" como seguidores de um criminal; pelos que perseguiram a Deus... Além disso, posto que a aspiração do homem tende sempre a emancipar-se da vontade de Deus, a fé aparecerá como algo que se contrapõe ao "mundo", e por isso haverá persecução por causa da justiça em todos os períodos da história.

—Cristo crucificado é o justo perseguido pelos que falam sobre as profecias do Antigo Testamento. Ele mesmo é a chegada do Reino de Deus: "Bem-aventurados os que padecem persecução por causa da justiça, porque seu é o Reino dos Céus".
* Louvado seja Deus!
* Para sempre 🙏! "

Fonte: "Catequista em missão"
 
Jesus Cristo no barco acalma a tempestade no mar

domingo, 16 de junho de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sejamos bons semeadores '

 




https://www.youtube.com/supported_browsers?next_url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DZ5vPdTouLjo  ( Fonte : Agência Ecclesia )

segunda-feira, 27 de maio de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Caminhemos com a Santissima Trindade '

 

 

 

https://www.facebook.com/watch/?v=741249524877073 

segunda-feira, 20 de maio de 2024

segunda-feira, 22 de abril de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sigamos o Bom Pastor '

 

https://www.youtube.com/watch?v=f_MnEiGV2hU

domingo, 25 de fevereiro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Caminhemos com Cristo '

 https://scontent.fopo3-2.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/426148576_987271016088017_8780766698033494493_n.jpg?_nc_cat=102&ccb=1-7&_nc_sid=3635dc&_nc_ohc=RJkEVjn2uoYAX_erl1l&_nc_ht=scontent.fopo3-2.fna&oh=00_AfBT4FVTEXGvNRNZ0CDm_px3WEXNBB7vCsPBoOxwciSi-Q&oe=65E1655A

https://www.youtube.com/watch?v=TnUCoUQEoPk ( Mensagem do II Domingo da Quaresma )

domingo, 18 de fevereiro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sigamos o Espirito de Deus '

 Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "IMI 2023 "Convertei-vos e crede no Evangelho." (Mc 1, 15)"

https://www.youtube.com/watch?v=-PgEKG6ko_s  ( Resumo do Evangelho do 1º Domingo de Quaresma )

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Cura-nos Senhor de todo o mal e impureza '

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "Si Quieres, uieres, puedes Sanarme" 

 " ... Cheguemos perto de Jesus para que Ele nos cure e nos dê a Sua benção. Nao deixemos que ' o olhar dos outros ' nos afaste daquilo que é importante, o Amor de Cristo. Bom inicio de Quaresma para todos ..."

https://www.youtube.com/watch?v=dPb4VkdBvAM ( Mensagem do Domingo VI do tempo comum ) 

domingo, 4 de fevereiro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sintamos o Amor do Menino Jesus '



" ... Neste Domingo recebamos em nossos corações o Menino Jesus tal como foi recebido com alegria no Templo, porque Ele é o Filho de Deus que alem de tirar os pecados do Mundo. 
Ao iluminar os corações mais tristes e orientando aqueles que estao mais perdidos, dá a conhecer a verdade e o verdadeiro sentido de seguirmos o caminho com Ele.
Escutemos a Sua voz e sigamos o bom caminho. ... " 

 


Resumo das leituras e Evangelho :

https://youtu.be/4FxJRKbtMew?si=k7K8BJajmhSfYoyE

domingo, 21 de janeiro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sejamos bons pescadores '

Pode ser uma ilustração de texto


https://agencia.ecclesia.pt/portal/ano-b-3-o-domingo-do-tempo-comum-3/

" Caminhemos com Jesus e assim como Ele saibamos trazer bons homens para a divulgação da Sua Palavra. Cada mensagem é a fonte de vida que muitos ainda estao procurando. Nao deixemos de proclamar a boa Mensagem. "

domingo, 7 de janeiro de 2024

" O Caminho do Peregrino " em ' Sigamos o caminho do Senhor '

 "...  Queridas irmãs e irmãos em Cristo da Paróquia de Argozelo:

Paz e Bem!
Hoje, neste dia especial celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor. Epifania quer dizer, Revelação, ou seja,a Manifestação de Deus. Somos chamados a abrir os nossos corações para receber a Revelação Divina. É uma oportunidade única de contemplar a presença de Deus nas nossas vidas e renovar a nossa fé na luz que é Jesus Cristo.
A Palavra de Deus, na leitura do Profeta Isaías, presenteia-nos com uma promessa grandiosa: "Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e brilha sobre ti a glória do Senhor. " Esta luz, não é exclusiva, não se restringe a um povo ou a uma nação, mas é para todos,é para cada coração sedento de amor e esperança.
Entretanto, é no Evangelho que encontramos a mais bela manifestação da Epifania. Os Magos, guiados por uma estrela, não procuravam apenas um rei, mas ansiavam por encontrar o Messias, o Salvador. Eles dispuseram-se a deixar a sua terra, os seus confortos ,para irem em busca da verdadeira Luz. Que exemplo extraordinário de fé e determinação!
Mas, note-se: Herodes, com a sua astúcia e sede de poder, tenta desvirtuar a busca dos Magos. A sua ambição contrasta com a simplicidade e a humildade daqueles que encontraram o Menino Jesus. Maria e José, acolhendo o Príncipe da Paz com amor, ensinam-nos que a verdadeira grandeza está na entrega, no acolhimento, no serviço humilde e na fidelidade ao chamamento de Deus.
Caríssimos irmãos e irmãs, a Epifania do Senhor convida-nos a um encontro profundo com o Salvador do mundo. Ela exorta-nos a seguir a estrela da nossa fé, a buscá-Lo incansavelmente e a oferecer a Ele o nosso coração como presente mais precioso. A luz de Cristo não só ilumina , mas transforma, molda e renova as nossas vidas.
Que consigamos como os Magos, seguir a estrela da fé, vencendo os obstáculos que os "Herodes" deste mundo nos impõem. Que possamos acolher o Verbo Encarnado como Maria e José, com humildade e ternura, permitindo que Ele reine nos nossos corações.
Que a Epifania não seja apenas uma festa qualquer, mas uma experiência viva e transformadora. Que essa luz divina nos guie nos nossos caminhos, nas nossas vidas fortalecendo a nossa fé e impulsionando-nos a compartilhar esse amor com todos à nossa volta.
Que o Menino Jesus, Revelação do Amor Infinito de Deus, brilhe nas nossas vidas, e que consigamos ser reflexo dessa Luz para o mundo. Amém.

Frei Ricardo Jorge OFM Cap

7 de Janeiro de 2024 ... "