" ...
Depois de Loures, foi a vez de Lisboa inaugurar o Parque Papa Francisco na tarde desta quinta-feira. A cerimónia congregou o patriarca de Lisboa, que abençoou o espaço, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas, e o cardeal D. Américo Aguiar, que foi o coordenador-geral da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O Papa Leão XIV uniu-se ao momento através de uma mensagem lida pelo encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica, monsenhor José António Teixeira Alves, e assinada pelo cardeal Pietro Parolin. O pontífice recordou os “lindos momentos passados em Portugal” e o “rosto feliz do Papa Francisco no meio dos jovens de todas as partes do mundo”.
Leão XIV espera que, “com o ato de vincular o espaço onde decorreu a última fase da Jornada Mundial da Juventude à figura inspiradora do Papa Francisco, se perpetue o eco do seu veemente apelo à paz, à convivência fraterna, à construção de pontes, ao diálogo entre gerações, ao cuidado da natureza, à oferta de uma sólida esperança para” os jovens e crianças.
Por sua vez, D. Rui Valério destacou a inauguração do Parque com o nome de Francisco como “um gesto profético” e desejou “que quem frequenta este Parque se sinta impelido para que, contemplando o mundo”, emita dali “não só um desejo, mas uma vontade de construir a paz”.
Carlos Moedas recordou os dias da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, agradeceu ao Papa Francisco e, em declarações aos jornalistas, afirmou que tem o desejo de que este seja um parque verde. “Nós não queremos algo que tenha aqui mais construção. Queremos verde. […] Obviamente que iremos sempre melhorar e ter mais projetos que aconteçam aqui”, indicou.
A esta cerimónia assistiram muitos dos escuteiros que já se começavam
a instalar no Parque Papa Francisco para o evento escutista mundial –
16º World Scout Moot. A cerimónia de abertura acontece hoje, pelas 9h00. ..."
Fonte : Agência Ecclesia