Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

domingo, 11 de dezembro de 2011

" Um Grande Ser Humano " - Papa João XXIII




Nascido no dia 25 de Novembro de 1881 em Sotto il Monte (Itália), foi baptizado nesse mesmo dia com o nome de Angelo Giuseppe. Quatro de treze irmãos, nasceu numa família de camponeses. Ao seu tio Xavier, ele atribuiu a sua primeira e fundamental formação religiosa.
O clima religioso vivido na família e a fervorosa vida paroquial foram a sua primeira escola de vida cristã.
Ingressou no Seminário de Bérgamo, onde estudou até ao segundo ano de teologia. Ali começou a redigir os seus escritos espirituais, que depois foram recolhidos no “Diário da alma”. No dia 1 de Março de 1896, o seu director espiritual admitiu-o na ordem franciscana secular, cuja regra foi professada a 23 de Maio de 1897.
De 1901 a 1905 foi aluno do Pontifício Seminário Romano, graças a uma bolsa de estudos da diocese de Bérgamo e nesse tempo prestou um ano de serviço militar. Recebeu a Ordenação sacerdotal a 10 de Agosto de 1904, em Roma, sendo no ano seguinte nomeado secretário do novo Bispo de Bérgamo, D. Giacomo Maria R. Tedeschi, acompanhando-o nas suas obras sociais e peregrinações.
Em 1915, quando a Itália entrou em guerra, foi chamado e nomeado capelão militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate. No fim da guerra abriu a “Casa do estudante” e trabalhou na pastoral dos jovens estudantes. Mais tarde no ano de 1919 foi nomeado director espiritual do Seminário.
Tendo recebido a Ordenação episcopal a 19 de Março de 1925 em Roma, iniciou o seu ministério na Bulgária, onde permaneceu até 1935. Actuou com grande solicitude e caridade, aliviando os sofrimentos causados pelo terremoto de 1928, ajudando a suportar em silêncio as incompreensões e dificuldades vividas.
Em 1953 foi ordenado Cardeal e enviado a Veneza como Patriarca, realizando ali um pastoreio sábio e empreendedor e dedicando-se totalmente ao cuidado das almas, seguindo o exemplo dos seus santos predecessores: São Lourenço Giustiniani, primeiro Patriarca de Veneza, e São Pio X.
Depois da morte de Pio XII, foi eleito Sumo Pontífice a 28 de Outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII. O seu pontificado, que durou menos de cinco anos, apresentou-o ao mundo como uma autêntica imagem de bom Pastor. Tendo como imagem de pessoa calma e atenta, praticou sempre cristãmente as obras de misericórdia corporais e espirituais em que foi chamado.
Decidiu convocar o Sínodo romano, instituindo uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canónico e convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II.
Visitou muitas paróquias da Diocese de Roma, sobretudo aquelas pertencentes aos bairros novos.
O povo viu na sua imagem um reflexo da bondade de Deus e chamou-o “o Papa da bondade”. Sustentava-o um profundo espírito de oração, e a sua pessoa, deu origem a uma grande renovação na Igreja, que transmitia a paz de quem confia sempre no Senhor.
O dia do seu falecimento foi na tarde de 3 de Junho de 1963.

NOTA: É importante salientar, que anos mais tarde ao abrirem o túmulo de Joao XXIII, verificaram que o seu corpo continuava intacto, sem qualquer sinal de deteoração com o passar dos anos. A esta situaçao que ninguém consegue explicar, dá-se pelo nome de "Corpo Incorrupto".


" O mundo julga pelas aparências e quase sempre se engana. "
Papa João XXIII