Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Três conselhos de um amigo - Vale a pena ler

Esta é a história de um jovem casal recém-casado, que vivia pobremente num pequena aldeia no interior do país. A uma determinada altura o marido decidiu fazer à sua esposa a seguinte proposta:
" - Querida eu vou sair de casa, vou viajar para muito longe, tentar arranjar um emprego e trabalhar até ao momento que decidirei voltar para casa, para te puder dar uma vida mais digna e confortável. Contudo não sei quantos anos irei estar fora, por isso peço-te apenas uma coisa, que sejas fiel, pois eu serei fiel a ti. "

E de seguia, pegou nas suas roupas e partiu em busca de um futuro melhor para a sua Família. Dias a fio, caminhou a pé, até que encontrou um pedreiro, que precisava de alguém para o ajudar na pedreira.
Ao chegar ao local de trabalho, conseguiu ser aceite e começou de imediato a trabalhar, realizando também um pacto com o patrão, que era o seguinte :

"- Por favor Senhor, deixe-me trabalhar durante o tempo que eu quiser, e quando eu achar que deva partir, voçe dispensa simplesmente os meus serviços. Eu não quero qualquer salário, simplesmente peço que coloque todo esse dinheiro numa poupança até ao dia que me for embora. No que dia em que eu partir, voçe dá-me todo o dinheiro que me pertença e eu sigo o meu caminho."

e assim foi, ele trabalhou durante 20 anos, sem qualquer férias ou descanso: Passados os vinte anos, ele foi ter com o seu patrão e disse :

"- Patrão, hoje mesmo irei partir, quero o meu dinheiro, para puder voltar para casa."

O patrão depois do que tinha escutado, disse-lhe :

"- Tudo bem, fizemos um pacto e eu irei cumpri-lo, só que antes irei fazer-lhe uma proposta, voçe aceita ?
Eu dou-lhe o dinheiro e voçe vai-se embora;
ou então não lhe dou o dinheiro, dou-lhe tres conselhos e voçe vai-se embora;
Se eu lhe der o dinheiro, não lhe dou os conselhos; e se lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro. Agora vá para o seu quarto e pense bem, depois diga-me qual a opção que pretende. "

Durante dois dias ele pensou, e procurou o patrão dizendo-lhe " Pretendo os tres conselhos. " E aí o patrao voltou a frisar bem a frase " se lhe der os tres conselhos, não lhe dou o dinheiro. " E o empregado respondeu novamente " quero os tres conselhos ".

Então, dito isto o Patrao disse :

1º Nunca vás por atalhos na tua vida, pois os caminhos curtos e desconhecidos, podem custar-te a vida.
2º Nunca sejas curioso para tudo aquilo que é mau, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
3º Nunca tomes decisões em decisões de ódio ou de dor, pois irás arrepender-te mais tarde.

De seguida, o patrao deu ao trabalhador tres paes, dois deles eram para comer durante a viagem e o terceiro era para partilhar com a esposa quando chegasse a casa.
O homem seguiu então o seu caminho, para reencontrar a sua esposa que tinha deixado à 20 anos, jurando ser-lhe fiel.
Durante o caminho encontrou um senhor que lhe perguntou para onde ele ia, ele respondeu que ia para um sitio muito longe. De imediato o senhor, indicou-lhe um atalho que o faria chegar mais rápido ao destino. Apesar de estar contente, lembrou-se do primeiro conselho dado pelo patrao e então decidiu caminhar pelo sitio normal, onde fazia a sua viagem.
Dias mais tarde havia descoberto que esse caminho, tinha uma grande armadilha para quem lá passasse.
Feliz, por não caído na asneira de ir por aquele caminho, decidiu continuar o caminho, aproveitando o momento para descansar em algum local . Encontrou então uma pensao, e aí conseguiu recuperar o cansaço extremo que se debatia nele.
Durante a noite, escutou uns gritos assustadores e ainda caminhou até à porta do quarto, mas de imediato lembrou-se do segundo conselho dito pelo patrao então decidiu voltar a dormir.
No dia seguinte, o dono da pensão perguntou-lhe se não havia escutado algo estranho durante a noite que tenha despertado a sua atenção. Ele respondeu que não, e aí o dono da pensão revelou que seu filho sofria de crises de loucura e matava os hospedes, cada vez que eles saíam para fora do quarto, enterrando-os depois no quintal.

Ao sair da pensão, a ansiedade era muita para voltar a ver sua esposa e regressar ao seu lar. E por isso ao entardecer, consegiu chegar perto da sua casa e ver o rosto de sua esposa. Mas como era quase noite, ele reparou que ela não se encontrava só, tendo entre as suas pernas, um homem a que lhe acariciava os cabelos.
Ao ver isto, ficou cheio de ódio e deu-lhe uma vontade enorme de matar a ela e ao amante pela traição.
Contudo, de manhã, já com a cabeça mais fria, decidiu não a mulher nem o amante, mas sim partir novamente para o emprego e iniciar novamente os trabalhos. contudo antes de partir, iria dizer a sua esposa que ele foi-lhe fiel sempre e amou-a sempre.
Ao chegar à casa, em lágrimas disse a ela que foi sempre fiel e não merecia isto que ela lhe fez. Ela respondeu-lhe que nunca havia sido infiel a ele. Porém ele disse que viu um homem na casa, a quem ela acariciava os cabelos.
Ela respondeu : " - é o nosso filho. descobrir depois de partires que estava grávida. hoje ele tem vinte anos."

Após a Oração de Agradecimento, com lágrimas de emoção, ele partiu o pão e ao abri-lo descobriu que todo o seu dinheiro está dentor dele, sou seja o pagamento pelos vinte anos de trabalho e dedicação !



Moral da história, muitas vezes achamos que os atalhos, ajudam-nos a chegar mais depressa ao destino, o que na realidade não é verdade.
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que não nos dizem respeito.
Também muitas vezes, agimos por impulso, na hora de raiva, e mais tarde arrependemo-nos.

Agora que está terminada a história, lembremos-nos destes três conselhos, que podem salvar uma vida, Confiando acima de tudo em Deus !!!



Votos de uma excelente semana com muita saúde, paz e alegria.