Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Em Maio de 2003 foi assim ....








































Estávamos em Maio do Ano 2003, quando o Sr.Bispo Auxiliar do Porto D. António Carrilho, visitou a nossa Igreja da Nª Srª Areosa, trazendo Alegria e muito Carisma, que cativou todo o Povo da Areosa e restante.
Com boas palavras e sempre Sorridente, deixou um leve perfume na Comunidade, fazendo com que a sua bondade não seja esquecida tão cedo.



Antes de terminar esta publicação, deixo a todos os nossos Amigos uma breve recordação desse tempo para que seja sempre lembrado o Dia marcante na História da Nossa Igreja Nª Srª da Areosa.



"[...] "Ser, sentir-se e fazer comunidade"
    Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora da Areosa

    D. António José Cavaco Carrilho , Bispo Auxiliar do Porto, esteve presente na Paróquia de Nossa Senhora da Areosa, entre 14 e 25 de Maio, cumprindo o programa da Visita Pastoral à 3ª Vigararia Porto-Cidade. Foi recebido com a alegria, a simplicidade e o espírito de família que caracterizam esta comunidade que começou por ser uma paróquia experimental e hoje está prestes celebrar os seus vinte e cinco anos de existência.
    O Bispo foi recebido na porta principal da igreja pelo Pároco, P. José Pires Diz, acompanhado da Equipa Sacerdotal formada pelos Padres António Benjamim Fernandes, José Esteves Luís e José Martins Maia, da Congregação dos Padres Missionários do Coração de Maria, conhecidos por Padres Claretianos. Estavam também presentes, um grupo de escuteiros e elementos responsáveis dos vários grupos da paróquia. Nesta recepção ao Pastor não faltaram as pétalas de flores artisticamente dispostas formando belo tapete e a alegria dos cânticos e da música do já famoso Rancho Folclórico de Paranhos que nasceu e tem sede própria nesta comunidade.
    D. António Carrilho referiu que gosta de iniciar a visita com uma oração. Assim aconteceu. Numa noite de Maio numa Celebração Mariana foi o primeiro encontro. O Bispo explicou o sentido da sua visita e acolheu as pessoas que deixaram as suas casas para estar presentes. Pediu uma bênção especial à Nossa Senhora da Areosa, cuja imagem o cativou e foi impressa nos cartões que distribuiu como recordação da sua passagem por esta comunidade.
    O programa da visita pastoral foi cuidadosamente preparado para que dela se pudessem colher os melhores frutos, quer por parte do Bispo visitante, tomando estreito contacto com a realidade da paróquia, quer por parte desta, recebendo do seu Pastor as orientações que dinamizam os seus caminhos da Fé.

    O Culminar da Visita Pastoral
    A Catequese e a Acção Social foram as coisas que mais impressionaram o Bispo durante a sua visita pastoral. A paróquia tem uma dinâmica de caridade bem organizada, procura que não haja pobres sem alimento e sem ajuda. São atendidos por dia 1100 utentes entre os que vêm à paróquia e os que não podem deixar as suas casas. Trabalham nesta área 60 funcionários. Importa referir também o almoço com o Conselho Económico, Secretariado Executivo e representantes dos Grupos onde o Pároco, P. José Diz, agradeceu a D. António Carrilho e foi lido um poema, por uma jovem do MJXXI, em nome da paróquia. As cozinheiras e pessoal que serviu a refeição, não foram esquecidas pelo Bispo, como não o era ninguém, mesmo aqueles que trabalham na retaguarda.
    A Eucaristia Solene com Crisma foi um ponto alto nesta visita. Trinta e seis crismandos foram chamados pelo seu nome e foi-lhes dito que a sua caminhada teria de tornar-se sinal de salvação neste local onde está a Paróquia de Nossa Senhora da Areosa. E que era preciso ir ao encontro dos que não saborearam esta alegria de viver uma vida cristã. No final da visita a Festa da Família Paroquial, com lanche. Foi grande a animação e a alegria que trouxeram os vários grupo que participaram. Não faltou a música. É importante dizer que esta paróquia é feita de música . São sete grupos corais a animar as celebrações e não só. Ainda a Escola de Música Santa Cecília e o Rancho Folclórico. "Dou graças a Deus por aquilo que pude ver dentro da igreja e fora dela", estas palavras do Bispo parecem-me deveras elucidativas. E o lema proposto pela paróquia em ordem á celebração dos seus vinte e cinco anos, foi muito querido a D. António Carrilho que não se cansou de repetir: "Ser Sentir-se e Fazer comunidade". (MARGARIDA MARTINS ALVES) [...]"

    Fonte : http://www.etc.pt/VP/ler_seccao23cd5.html?diranter259*10|4