Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

sábado, 1 de outubro de 2011

" Um grande Ser Humano " - Santa Teresinha do Menino Jesus


Teresa de Lisieux nascida em Alençon, a 2 de Janeiro de 1873 foi uma religiosa carmelita de nacionalidade francesa e Doutora da Igreja. É conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus ou simplesmente Santa Teresinha.
Aos dois anos de idade, Teresa já tem na sua ideia seguir a vida religiosa para grande alegria da sua mãe, contudo será um desgosto para o seu tio.
Em Agosto de 1876, sua mãe toma conhecimento de que está gravemente doente com cancro. No entanto quando sua mãe falece, seu pai muda as suas quatro filhas para Lisieux.
A prematura morte da sua mãe, fez com que ela se apegasse a sua irmã Pauline, que elegeu para sua "segunda mãe". A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Teresa, adoecer. Curada pela ‘Virgem do Sorriso’, imagem da Imaculada Conceição por quem seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo.
Foi aluna no Colégio feminino da Abadia das Monjas Beneditinas de Lisieux e lá permaneceu por cinco anos, participando da Congregação Mariana. Porém, após sofrer muitas humilhações, saiu do Colégio e passou a receber aulas particulares.
Quase ao completar quatorze anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar um comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o tempo vindouro.
Seis meses depois, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo (Ordem das Carmelitas Descalças).
Ao ser concedida a autorização, então ingressou na data de 9 de abril de 1888 e colocou o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus.
Morreu a 30 de Setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!".
Foi sepultada no dia 4 de Outubro de 1897, no cemitério de Lisieux.
A sua irmã, Paulina, também pertencente à ordem carmelita, publicou em 1898 os escritos de Santa Teresinha, intitulados "História de uma alma".
No dia 17 de maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI, sendo o mesmo Papa a declara-la Patrona Universal das Missões Católicas em 1927.
O Papa João Paulo II a declara-a Doutora da Igreja no dia 19 de Outubro de 1997.
No dia 31 de Outubro de 2008, Dia Mundial das Missões, em Lisieux, na basílica dedicada precisamente à sua filha, os pais de Santa Teresinha, Luís Martin e Zélia Guérin foram beatificados pela Igreja, em cerimonia presidida pelo cardeal José Saraiva Martins.
Na ocasião Saraiva Martins conclamou as famílias presentes "para que imitem os dois esposos e se tornem eles próprios lares santos e missionários." Foi o segundo casal a ser beatificado pela Igreja Católica.


Tal como Santa Teresinha do Menino Jesus, nós também podemos transmitir a verdadeira mensagem que o Senhor nos diz, mas para isso temos de procurar o Deus, para muitos ainda por revelar, no nosso interior.

Agradeço muito aos Carmelitas Descalços pela magnifica noite de Vigília que realizaram na passada Quinta Feira em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus. Uma noite que ficará para sempre gravada na minha memória.