Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

domingo, 23 de dezembro de 2018

" O Caminho do Peregrino " em ' Mulheres acompanhadas de uma Missão '

" ... Depois de receber o chamamento de Deus, anunciando que ela será a mãe do Messias,Maria de Nazaré põe-se a caminho sozinha. Começa para ela uma nova vida, ao serviço do Seu Filho Jesus. Marcha “rápido”, com decisão. Ela sente a necessidade de partilhar a sua alegria com a sua prima Isabel e de pôr-se ao seu serviço o quanto antes nos últimos meses de gravidez.

O encontro entre as duas mães é uma cena incomum. Não estão presentes os homens. Apenas duas mulheres simples, sem qualquer título ou relevância na religião judaica. Maria, que carrega Jesus com ela para todos os lugares, e Isabel, que, cheia de espírito profético ousa abençoar a sua prima em nome de Deus.

Maria entra na casa de Zacarias, mas não se dirige a ele. Vai diretamente saudar Isabel. Nada sabemos do conteúdo da sua saudação. Apenas aquela saudação enche a casa com uma alegria transbordante. É a alegria que Maria vive desde que ouviu a saudação do Anjo: “Alegra-te cheia de graça.”

Isabel não pode conter a sua surpresa e a sua alegria. Quando ouve a saudação de Maria, sente os movimentos da criança que carrega no seu ventre e interpreta-os maternalmente como “saltos de alegria”. Imediatamente abençoa Maria “com a voz em grito” dizendo: “Bem-aventurada és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

Em nenhum momento, Isabel chama Maria pelo seu nome. Contempla-a totalmente identificada com a sua missão: é a mãe do seu Senhor. Vê-a como uma mulher crente, na qual se irão cumprindo os desígnios de Deus: “Abençoada porque acreditaste.”

O que mais a surpreende é a atuação de Maria. Não veio para mostrar a sua dignidade de mãe do Messias. Não está ali para ser servida, mas para servir. Isabel não sai do seu assombro. “Quem sou eu para que me visite a mãe do meu Senhor?” 

Maria, Isabel e as mulheres na Igreja
Há muitas mulheres que não vivem pacificamente dentro da Igreja. Em algumas cresce o desafeto e o mal-estar. Sofrem quando percebem que, apesar de serem as primeiras colaboradoras em muitos campos, dificilmente são levadas em conta para pensar, decidir e promover a marcha da Igreja. Essa situação está a fazer mal a todos.

O peso de uma história multissecular, controlada e dominada pelos homens, impede-nos de tomar consciência do empobrecimento que significa para a Igreja prescindir de uma presença mais efetiva das mulheres. Nós não as escutamos, mas Deus pode despertar mulheres crentes, cheias de espírito profético, que nos podem dar alegria e dar à Igreja uma face mais humana. Serão uma bênção. Elas nos ensinarão a seguir Jesus com mais paixão e fidelidade. ... "

Fonte : Fraternitas Movimento
Resultado de imagem para 4o domingo advento ano c