Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

" Eis-me aqui Senhor " Sao Joao Bosco

" [...] S. João Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, Piemonte, Itália, a 16 de Agosto de 1815, numa família de camponeses pobres. Desde pequeno sentiu-se chamado a dedicar a sua vida aos jovens, mas para realizar o seu sonho teve de vencer numerosas dificuldades e sujeitar-se a grandes privações e sacrifícios. Ordenado sacerdote em 1841, gastou todas as energias da sua natureza e todo o arrojo do seu zelo incansável na criação de obras educativas para a juventude abandonada, na defesa da fé ameaçada das classes populares, e na actividade missionária de evangelização de terras longínquas.

São João Bosco é uma das figuras mais eminentes, entre os santos dos nossos  dias.  O bem que fez à família de  Cristo na terra e  com isto às almas, é extraordinário.  A nota característica em sua vida e em sua obra, é o zelo pelas almas.   Outro interesse  não conhecia, a não ser este:  Ganhar almas para o céu.   Este zelo o fazia exclamar:  “Dai-me almas,  Senhor,  com todo o mais podereis ficar”. 
No trabalho pela salvação das almas, se esquece de si próprio, sacrifica comodidade, conforto e  saúde.  É incansável.  Dia e noite está ocupado com a realização de seu ideal:  Implantar nos corações dos jovens o amor a  Cristo e à Mãe Santíssima.  Seu apostolado, abençoado e  acompanhado pela mãe,  é grandioso e  universal.  Não há ramo de  acção  católica que a obra de São João Bosco não abranja: Ensino, doutrina, arte, caridade e  imprensa.  Assim, este  grande santo apresenta a personificação mais completa de Nosso  Senhor  em nossos dias.  Sua vida activa e contemplativa é a vida de  Jesus Cristo em perfeita imitação.

Demos graças a Deus por ter dado este grande apóstolo à Igreja Católica e  peçamos-lhe a graça de, por intercessão de  seu santo servo,  crescermos cada vez mais no amor a Jesus Cristo,  a  sua Santa Igreja  e aumente-nos de  dia para dia o zelo apostólico pela salvação das almas.  Zelo pela salvação das almas não é virtude que  somente aos sacerdotes deve  pertencer.  O mandamento da caridade se dirige a todos,  e  a petição “venha a nós ,o Vosso reino”, do Pai-Nosso,  fala-nos do dever que temos de trabalhar pela solidificação e propagação do Reino de Deus  sobre a terra.  Os pais devem zelar pela santificação dos seus filhos;  os superiores  tem obrigação de  promover a vida  em Deus dos seus súbditos. Cada estado  tem deveres  especiais, que se relacionam ao bem  espiritual do próximo. Quem julga que nada pode fazer pela salvação do próximo, faça  uso da oração e  edifique o próximo pelo bom exemplo.  Quem  diz não saber em que intenções deve rezar,  óptimas indicações poderá encontrar  nas intenções mensais do Apostolado da Oração, abençoadas  pelo Santo Padre.  [...]"