Citação para a Vida :

Citação para a Vida :
© 2024.Todos os direitos de autor reservados. by Acolitos Nª Srª da Areosa

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

" Um Grande Ser Humano "





Boa noite a todos os que visitam o portal dos Acólitos da Nª Srª da Areosa.
Nesta publicação deixo-vos um breve resumo da história de Santo António Maria Claret, nascido a 23 de Dezembro de 1807 na Catalunha. Durante a sua vida dedicou-se ao Sacerdócio, tendo desempenhado a função de Arcebispo de Cuba. Foi o fundador dos padres Claretianos, no qual a Igreja da Nª Srª da Areosa faz parte dessa Comunidade, também conhecida pelo nome de Congregração dos Filhos do Imaculado Coração de Maria.
Segundo fontes adquiridas, António Maria Claret foi um excelente trabalhador de tear, que aprendeu enquanto trabalhou na fábrica do pai.
Num belo dia, enquanto assistia a uma Eucaristia, prestou atenção às palavras do Evangelho, que lhe provocou uma profunda meditação.
Ao descobrir a sua vocação, decidi envergar pelo Sacerdócio, tendo sido ordenado no ano de 1835, em Solsona.


Em 1850 foi proclamado Arcebispo de Cuba, tendo aí fundado instituições para apoiar o desenvolvimento humano, principalmente dos mais pobres. Ao longo do tempo conseguiu denunciar actos de racismo e injustiças sociais, mas teve uma consequência grave para si, ou seja sofreu um atentado.
Ao regressar a Espanha, foi nomeado Arcebispo de Trajanópolis e confessor da Rainha Isabel II de Espanha. Aí também defendeu a infabilidade do papa no Concilio Vaticano I .
Depois de "rebentar" a Revolução de Setembro do ano 1868 em Espanha, António Maria Claret decidiu refugiar-se no mosteiro de Fontfroide em França.
Faleceu a 24 Outubro de 1870 em Fontfroide, local para onde se havia refugiado.

Actualmente os seus restos mortais podem ser vistos na Igreja dos Missionários Claretianos em Vic, situado na Catalunha, local onde foi fundada, pelo próprio ,a primeira casa da Congregração em 1849.
Foi beatificado no ano de 1934, tendo a sua canonização se realizado a 7 de Maio de 1950 pelo Papa Pio XII.
A sua festa litúrgica celebra-se a 24 Outubro.

Por fim no seu túmulo está escrito a seguinte frase : " Amei a justiça, aborreci a iniquidade, por isso morro no desterro".





Que Santo António Maria Claret, ajude todos os jovens Seminaristas a concretizarem o seu Sonho, após a descoberta do chamamento de Deus.

Desejo Muita Sorte e Felicidade a todos aqueles que envergarem pelo caminho do Senhor.

Que a Paz esteja convosco hoje e sempre.